Por que Engordamos? Conheça o Verdadeiro Motivo para o Ganho de Peso.
Por que engordamos? Esta é uma dúvida que você e milhares de outras pessoas com certeza têm ou já tiveram na vida, principalmente quando o assunto é o ganho de peso corporal.
Também é muito comum ouvir as pessoas falando que: “Para emagrecer é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas diariamente”.
Mas será que isso é mesmo verdade?
Segundo alguns especialistas da área, não é bem assim que acontece.
A obesidade é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo e não é à toa que a Organização Mundial da Saúde considerou este como um problema de saúde pública.
Mas a dúvida que fica é: Será que as pessoas estão acima do peso por conta do consumo excessivo de calorias? Ou a culpa disso acontecer se deve a vida sedentária de boa parte da população, que geralmente consome mais calorias do que gasta durante o dia?
Na realidade, o verdadeiro motivo para o ganho de peso da maioria dos brasileiros hoje em dia não se deve a nenhum desses fatores.
Então Por que Engordamos?
O acúmulo de gordura corporal se deve a qualidade dos alimentos que você consome diariamente.
Dependendo do que você ingere ao longo do dia, o organismo, ao invés de metabolizar os alimentos, passa a estocar, ou seja, armazenar gordura no corpo, o que contribui para que você coma além do necessário para suprir as necessidades do seu organismo.
Nesse caso, não é o consumo excessivo de alimentos que faz você engordar, mas a existência de uma situação de desequilíbrio no seu organismo que promove o ganho de peso.
Mas como esse processo leva ao acúmulo de gordura corporal?
Para entender melhor como esse desequilíbrio acontece no organismo e o por que engordamos a partir dele, é necessário compreender o seguinte: Existem circunstancias que induzem o nosso organismo a uma condição de resistência à insulina.
Com isso, o organismo não consegue sintetizar a insulina como deveria e passa a acumular gordura e elevar a sua vontade de comer.
Portanto a resposta sobre o por que engordamos reside justamente nesse fato, onde primeiramente você se torna uma pessoa obesa e depois passa a consumir calorias em excesso e não o contrario como muitos falam por ai.
Como corrigir esse problema?
Para corrigir esse desequilíbrio metabólico a solução está em você promover uma reeducação alimentar, melhorando a qualidade dos alimentos que você ingere no dia a dia.
Nesse caso, você deve passar a comer com mais qualidade para naturalmente ir reduzindo a quantidade de alimentos que ingere durante o dia.
Para melhorar a sua alimentação, você pode começar reduzindo os alimentos que geram um aumento de insulina no organismo como os carboidratos e o açúcar por exemplo.
Hoje em dia, a maioria das dietas para emagrecer tem como base uma alimentação com baixo teor de carboidratos e isso não acontece por acaso.
O consumo reduzido de carboidratos aliado a outras recomendações como a prática de exercícios físicos e a ingestão de água regularmente durante o dia por exemplo, podem sim fazer com que você reduza o seu peso e alcance o visual desejado.
Mas vale ressaltar que não é apenas a restrição calórica que faz você perder peso.
Seja o primeiro a comentar!